Em clima de festa e tradição, a cidade de Mâncio Lima viveu neste domingo (25) mais um momento marcante das comemorações pelos 48 anos de emancipação política: a tradicional cavalgada, que reuniu cerca de 5 mil pessoas e contou com a participação de 60 animais, entre cavalos, bois e burros.
A cavalgada percorreu as principais ruas do município em um verdadeiro espetáculo de cultura, participação popular e organização. Cavaleiros e amazonas, vindos da zona rural e de municípios vizinhos, fizeram parte do trajeto que já se tornou símbolo das festividades da cidade.
O prefeito Zé Luiz esteve presente durante todo o evento e celebrou a forte adesão da população.

“A cavalgada já é uma tradição em Mâncio Lima. Este ano, apenas antecipamos a data em relação ao dia oficial do aniversário. Mas o que a gente viu hoje foi uma festa linda, uma demonstração de amor do povo pela cidade. Preparamos tudo com responsabilidade, alinhados com os órgãos de segurança, com o IDAF e o IMAC, para que fosse um evento tranquilo e seguro para todos”, afirmou o gestor.
A estrutura do evento também contou com o e técnico do IDAF, que atuou com uma equipe liderada pelo médico veterinário Sanderson Willing, responsável por garantir o cumprimento das normas sanitárias para os animais.
“Todos os equinos aram por conferência de documentação, exames e vacinas. Os animais foram identificados com lacres numerados e estão em conformidade com a legislação. Parabenizamos os organizadores e os proprietários que atenderam às exigências”, explicou Willing.
Quem também prestigiou o evento foi a visitante Rita Marques, de Cruzeiro do Sul, que participa pela segunda vez da cavalgada.


“É uma festa que não deixa a desejar. Somos muito bem recebidos. A alegria do povo daqui é contagiante. Agora vamos aguardar o dia 30 pra curtir o Lamba Saia!”, disse, animada.
A cavalgada foi mais um destaque da programação que teve início na última quinta-feira (23) e segue até o dia 30 de maio, data oficial do aniversário do município, com diversas atrações culturais, esportivas e musicais — incluindo o aguardado desfile cívico e o show com a banda Lamba Saia.
Redação Juruá24horas