Acre lidera ranking nacional de casos de dengue em 2025; mudanças climáticas estão entre as causas

O estado decretou emergência em saúde pública devido à dengue e outras arboviroses no dia 9 de janeiro

O Acre continua liderando o ranking nacional de incidência de casos de dengue, de acordo com o Ministério da Saúde. Em 2024, o estado ficou de fora do pódio, mas a situação mudou em 2025.

Desde o início do ano, o estado ocupa o primeiro lugar em quantidade de casos prováveis da doença por 100 mil habitantes, registrando até o momento 85% do total de casos do ano ado.

Mudanças climáticas estão entre as causas do aumento de casos. Foto: anake/Adobe Stock

Até a última semana epidemiológica, foram registrados 661,3 casos por 100 mil habitantes — o que equivale a 5.824 casos em números absolutos.

O estado decretou emergência em saúde pública devido à dengue e outras arboviroses no dia 9 de janeiro.

O recorde de casos no Acre foi em 2021, com 14.023 registros, mais que o dobro do total de 2024 (6.780).

O portal de notícias R7, da Record, atribuiu o aumento de casos no Acre às mudanças climáticas. “Elas criaram períodos chuvosos e temperaturas elevadas — dois fatores que têm ligação intrínseca com a proliferação do Aedes aegypti — e à rotatividade de diferentes sorotipos da doença”, diz a reportagem.

O Brasil chegou a 152 mortes causadas pela dengue em 2025 nesta quinta-feira (20), com outros 360 óbitos ainda em investigação. Isso representa uma média de três mortes por dia. Desde o começo do ano, 352 mil casos prováveis da doença foram contabilizados em todo o país, com uma taxa de incidência nacional de 169,2 casos por 100 mil habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Na abordagem, foram encontrados R$ 1.673,00 em espécie, documentos pessoais, um relógio e o celular descartado.
Após conversar com as vítimas, dois suspeitos foram presos no local.
A empresa atua há quase 40 anos na transformação de resíduos orgânicos e restos de poda urbana em fertilizante de alta qualidade
Durante a programação, será realizada também a Feira do Trabalhador, com mais de 70 expositores, incluindo empreendedores locais, ambulantes e instituições que prestarão serviços imediatos à população.
O prefeito Naudo Ribeiro acompanhou de perto a programação e agradeceu o envolvimento da população
Os documentos ficam armazenados por até cinco anos. Após esse prazo, se não forem retirados, são descartados.
Cada um segue seu partido, respeitando as decisões e construindo seus caminhos. Isso não significa divisão, mas maturidade política”, pontuou o vice-prefeito.

O prédio onde estão alojados os policiais militares de Marechal Thaumaturgo corre o risco de ficar sem energia elétrica nos próximos dias. A concessionária Energisa informou que a conta de

Não existem mais publicações para exibir.