Uma ação conjunta entre o Governo do Estado do Acre, o Tribunal de Justiça (TJ-AC) e a Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação, proporcionou a cerca de 40 reeducandos do presídio de Cruzeiro do Sul a oportunidade de emissão de documentos civis, como o Registro Geral (RG), nesta quinta-feira 15.
O diretor da unidade prisional, Elvis Barros, destacou a importância da ação. “Esse é um trabalho muito importante que o governo do estado vem fazendo através dessas parcerias. O IAPEN vem dando oportunidades aos reeducandos para exercerem seu direito à cidadania, tirarem seus documentos e ficarem em dia com a sociedade. Isso é essencial para que possam ser reinseridos no mercado de trabalho e ter uma nova chance de vida”, afirmou.
Coordenador do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Jonas Oliveira explicou que essa é a terceira vez só em 2025 que a equipe realiza o atendimento no presídio de Cruzeiro do Sul. “Essa ação faz parte de um programa maior que está sendo executado em todos os presídios do Acre. É uma iniciativa para levar cidadania a públicos vulneráveis, como indígenas e pessoas privadas de liberdade. Hoje trouxemos toda a estrutura necessária para atender às 40 demandas aqui no presídio”, disse Jonas.
Ainda segundo ele, a ação ocorreu somente nesta data, mas faz parte de um cronograma que se estenderá a todas as unidades prisionais do estado. Além da emissão do RG, o programa também busca facilitar o o a certidões e F, fortalecendo os direitos básicos desses cidadãos.
Redação Juruá24horas