No Acre, mulheres vítimas de violência têm direito a cota em contratações públicas

Além do Acre, adotam a política o Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande

Foto: Agência Brasília 

O Acre é uma das 17 unidades da federação onde mulheres vítimas de violência doméstica têm direito a cota em contratações na istração pública federal direta, além de autarquias e fundações.

A reserva de postos de trabalho para este público é de 8%, conforme determina o decreto 11.430/23, editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Além do Acre, adotam a política o Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.

As vagas podem ser adas tanto por mulheres cis quanto por mulheres trans e travestis, com prioridade para pretas e pardas.

A ideia da política é direcionar o poder de compra do Estado brasileiro para empregar mulheres em situação de violência e ampliar ações de equidade entre mulheres e homens nos ambientes de trabalho.

“A medida encabeçada pelos ministérios das Mulheres (MMulheres) e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) vem contribuindo para a autonomia econômica das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, informou o MMulheres.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo o órgão, serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários.
As prisões aconteceram em Salvador, Jequié, Maraú e em Bom Jesus da Serra.
O Samu chegou a ser acionado, mas apenas pôde constatar a morte no local. Testemunhas indicaram que a agressora fugiu logo após o crime.
O projeto conta com a participação direta das secretarias estaduais de Saúde (Sesacre) e de Educação e Cultura (SEE).
Foram dois dias de aprendizado com a apresentação de técnicas específicas para que os alunos aprendessem e assim possam usar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A Polícia Civil do Acre segue com as ações de combate ao furto e receptação de celulares e orienta a população a manter a nota fiscal guardada, registrar boletim de
Em 2025 a incidência maior ou a abranger o grupo de 20 a 39 anos
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Não existem mais publicações para exibir.