Maio marca queda acentuada nas chuvas e chegada de ondas polares no Acre

Os dados são do meteorologista, Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui.

Foto: Sérgio Vale

O mês de maio trouxe mudanças no clima do Acre. Tradicionalmente marcado pela redução das chuvas e pela intensificação das ondas de frio, o período aparece por um cenário mais seco e temperaturas mais amenas, especialmente na capital Rio Branco e nas regiões do vale do rio Acre. Os dados são do meteorologista, Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui.

Segundo dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média pluviométrica em Rio Branco cai quase pela metade em relação ao mês de abril, ando de 204,3 milímetros para 98,7 mm em maio. Além da seca, outro destaque de maio são as ondas de frio polar que am a atuar com mais frequência.

De acordo com o boletim, essas massas de ar frio atingem principalmente o leste e o sul do estado, provocando quedas acentuadas nas temperaturas.

Com a possível chegada de massas de ar polar, é esperado que as temperaturas fiquem ligeiramente abaixo da média, com possibilidade de ocorrência da primeira friagem do ano antes do dia 15. A friagem, fenômeno característico da Amazônia Ocidental, costuma trazer dias mais frescos e noites frias, marcando a transição para o período menos chuvoso.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

. A mulher pegou um ventilador e o usou como escudo para se defender dos golpes.
O momento foi registrado no último domingo, 18, pelo fotógrafo e guia de turismo Branco Arruda.
A cada multa recebida, porém, o homem relata que precisa fazer uma contestação formal para provar que não é o responsável pela infração.
Segundo o órgão, serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários.
As prisões aconteceram em Salvador, Jequié, Maraú e em Bom Jesus da Serra.
O Samu chegou a ser acionado, mas apenas pôde constatar a morte no local. Testemunhas indicaram que a agressora fugiu logo após o crime.
O projeto conta com a participação direta das secretarias estaduais de Saúde (Sesacre) e de Educação e Cultura (SEE).
Foram dois dias de aprendizado com a apresentação de técnicas específicas para que os alunos aprendessem e assim possam usar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Não existem mais publicações para exibir.