O estudante João Gabriel Bastos, de 16 anos, morador de Marechal Thaumaturgo, será o único representante acreano na 10ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH), promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma das mais renomadas instituições científicas da América Latina.
Aluno do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Elvira Ferreira Gomes, João foi selecionado para o evento devido ao seu excelente desempenho no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), voltado para medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ele acumula um impressionante histórico: quatro medalhas conquistadas na competição — duas de ouro e duas de prata.
Filho de dois enfermeiros, o jovem é reconhecido por sua dedicação aos estudos e paixão pela matemática. Agora, ele se prepara para uma jornada de mais de 4 mil quilômetros até Natal (RN), onde o encontro será realizado.
“Vou conhecer um novo estado, nunca visitei o Rio Grande do Norte. Estou ansioso para ver o mar também, que eu vi só uma vez quando era bem pequenininho. Estou animado e muito feliz com essa grande oportunidade”, afirmou João.
O Encontro do Hotel de Hilbert é um espaço de troca de experiências e aprofundamento científico que reúne os principais talentos da matemática brasileira.
Redação Juruá24horas