Acre é o único estado do país a registrar aumento no desmatamento em 2024, diz MapBiomas

Relatório da Rede MapBiomas aponta queda de 32,4% no desflorestamento em 2024; Cerrado lidera perda de vegetação nativa e Acre é o único estado com aumento

Pelo segundo ano consecutivo, o desmatamento no Brasil apresentou queda. Em 2024, a redução foi de 32,4% em comparação ao ano anterior, de acordo com o mais recente relatório da Rede MapBiomas, divulgado anualmente desde 2019.

Com exceção da Mata Atlântica, que manteve os níveis de supressão vegetal praticamente estáveis, todos os demais biomas brasileiros apresentaram redução nas áreas desmatadas. Desde o início da série histórica, em 2019, o país já perdeu 9.880.551 hectares de cobertura vegetal nativa — uma área equivalente ao território da Coreia do Sul.

O Cerrado se destaca como o bioma mais afetado desde 2023, com 652.197 hectares desmatados apenas em 2024, o que representa mais da metade do desmatamento nacional. A Amazônia aparece em segundo lugar, com 377.708 hectares perdidos no mesmo período.

Entre os estados, o Pará lidera o volume acumulado de áreas desmatadas entre 2019 e 2024. O Maranhão, por sua vez, ocupa o topo do ranking de desmatamento em 2024, apesar de registrar uma queda de 34,3% em relação ao ano anterior.

Na contramão da tendência nacional, o Acre foi o único estado brasileiro a registrar aumento no desmatamento, com alta de 31%. Ainda assim, a região conhecida como Amacro — formada por Amazonas, Acre e Rondônia — apresentou uma redução de 13% nas áreas desmatadas em comparação a 2023.

Contilnet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo o Major Daniel Teixeira, comandante da PM na região do Juruá, a operação da 20ª Cavalgada foi planejada com reforço no efetivo e integração entre os órgãos de segurança.
A cavalgada, que reuniu cerca de 5 mil pessoas e 60 animais, não foi apenas uma manifestação cultural, mas também um motor econômico para muitas famílias de Mâncio Lima.
O prefeito Zé Luiz esteve presente durante todo o evento e celebrou a forte adesão da população.
O MPF também leva em conta sua atribuição constitucional de proteger direitos fundamentais, coletivos e difusos das comunidades tradicionais.
Centro e Oeste do estado (microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá): O cenário se repete: sol, calor.
Prefeito Zé Luiz celebra sucesso da última noite de rodeio durante festa dos 48 anos.
Ao todo, 14 crianças com idades entre 0 e 6 anos receberam cremes dentais infantis, enquanto os demais migrantes adultos foram contemplados com cremes dentais próprios para sua faixa etária.
Não existem mais publicações para exibir.