União Europeia abre investigação contra Instagram e Facebook sobre desinformação eleitoral

Vários líderes políticos expressaram preocupação com a possível manipulação de opiniões por parte da Rússia; esta é a 5ª investigação oficial da Comissão Europeia no âmbito da entrada em vigor

A Comissão Europeia, o Executivo da UE, abriu uma investigação nesta terça-feira (30) contra as redes sociais Instagram e Facebook, suspeitas de não respeitarem suas obrigações na luta contra a desinformação antes das eleições europeias de junho. Vários líderes políticos expressaram preocupação com a possível manipulação de opiniões por parte da Rússia. “Esta Comissão adotou as ferramentas para proteger os cidadãos europeus da desinformação e da manipulação por parte de terceiros países”, afirmou a presidência da instituição. “Se suspeitamos de uma violação das regras, atuamos. É sempre assim, mas especialmente em um período de eleições”, acrescentou. Esta é a quinta investigação oficial iniciada pela Comissão Europeia no âmbito da entrada em vigor da nova Lei de Serviços Digitais, no ano ado, para lutar contra os conteúdos e produtos online ilegais.

“Iniciamos o procedimento contra a (empresa matriz) Meta para garantir que sejam adotadas medidas eficazes, em particular para impedir que as vulnerabilidades do Instagram e do Facebook sejam exploradas por interferências estrangeiras”, declarou o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton. Na opinião da União Europeia, a Meta modera “de forma insuficiente” a publicidade e critica a divulgação de um grande número de anúncios que “representam um risco para os processos eleitorais”, afirmou. E mencionou especialmente “campanhas publicitárias relacionadas com a manipulação de informação do exterior”.

Com informações de AFP

Por jovem Pan 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Aplicativo de mensagens só continuará rodando em aparelhos com sistema operacional iOS 15.1 ou superior
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes entre
As provas destinadas a quem busca certificação do ensino fundamental e médio serão aplicadas em 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal.
O religioso, que atua na Assembleia de Deus Avivamento Profético (Adap), poderá frequentar a igreja e atuar como pastor, mas sem expor publicamente as atividades.
Durante a abordagem, os policiais perceberam que um objeto foi arremessado por uma das janelas da casa.
No entanto, o governador fez mistério quanto ao local das apresentações.
Já os serviços essenciais, como hospitais, unidades de emergência e delegacias, continuam operando normalmente.
O líder do partido na Câmara, Mário Heringer (PDT-RS), já havia itido essa possibilidade em entrevista à CNN.
Não existem mais publicações para exibir.