Saiba onde foi confirmado o 1º foco de gripe aviária no Brasil

dias. A medida é valida para o município de Montenegro (RS) e foi publicada no Diário Oficial da União.

Westend61/Getty Images

Foi informado, na manhã desta sexta-feira (16/5), o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial do Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o registro aconteceu no município de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias. A medida é valida para o município de Montenegro (RS) e foi publicada no Diário Oficial da União.

Contudo, o governo explica que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.

Primeiro caso
Esse é o primeiro caso de gripe aviária detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

Segundo a Secretaria da Agricultura do RS, a suspeita de síndrome respiratória e nervosa de aves aconteceu em um local de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico.

Com a confirmação do foco, a granja foi isolada, e as aves restantes, eliminadas, “para que seja iniciado o protocolo de saneamento”.

Será conduzida, ainda, uma investigação complementar em raio inicial de 10 km da área de ocorrência do caso e de possíveis vínculos com outras propriedades.

A mortalidade de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, que está fechado para visitação, também foi atendida, e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) aguarda o resultado do sequenciamento.

O Ministério da Agricultura também está realizando a comunicação oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.

O que é a gripe aviária
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos, mas o risco é baixo.

Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão dificuldade respiratória; secreção nasal ou ocular; espirros; incoordenação motora; torcicolo; diarreia; e alta mortalidade.

Todas as suspeitas de influenza aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária.

Por: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Para ar os recursos, é necessário que o município tenha obtido o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Segundo a ministra, o governo federal está atuando intensamente para barrar o avanço do projeto na Câmara dos Deputados.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reafirmou a importância do estado para a política ambiental do país e compartilhou reflexões sobre sua trajetória e as
No Sul, a expectativa é de mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir de quinta-feira (29/5), quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas dos
Os interessados devem se inscrever online no site da banca examinadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A justificativa não foi divulgada oficialmente, mas o motivo por trás da decisão parece ser político
O evento, que reuniu representantes nacionais e internacionais para discutir políticas ambientais voltadas às florestas tropicais, foi momentaneamente interrompido por manifestantes ligados a movimentos sociais e ambientalistas.
Após esconder as peças no bolso, o homem deixa o local tranquilamente.
Não existem mais publicações para exibir.