Idoso é atacado por onça-parda e é salvo por cachorro

Homem sofreu ferimentos e está em recuperação; Brigada Militar apura o ataque, com ajuda do IBAMA e SEMA.

Foto: Onça-parda • Creative Commons

Um idoso foi atacado por uma onça-parda na manhã do último domingo (4), em sua propriedade rural situada na região de Pedra de Amolar, no município de Maquiné, localizado próximo ao litoral norte do Rio Grande do Sul. A ocorrência foi confirmada pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) e pela Polícia Civil.

De acordo com relatos iniciais, o ataque se deu na localidade de Barra do Ouro e foi interrompido pela intervenção de um cachorro que estava com a vítima. O cão teria confrontado o felino para proteger o idoso.

Uma testemunha que prestou auxílio no resgate relatou ter encontrado o idoso descendo de uma égua, com ferimentos visíveis. Conforme essa pessoa, a vítima mencionou que o animal não era muito grande, aparentando ser um filhote.

O homem ferido foi levado para atendimento médico em Osório e, segundo informações preliminares, está em recuperação. A Polícia Civil confirmou o ataque da onça-parda, mas informou não ter detalhes sobre o paradeiro do cachorro.

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) comunicou, em nota à imprensa, que não foi acionado no momento do ataque, mas deslocou-se ao local na manhã desta segunda-feira (5) para realizar diligências e coletar informações.

O CABM já acionou o IBAMA e a SEMA-RS para que as medidas técnicas e legais cabíveis sejam adotadas, incluindo o monitoramento do animal e a avaliação de riscos para a população local.

O Comando Ambiental enfatizou que casos envolvendo onças-pardas são incomuns na região, classificando este como atípico e que demanda uma investigação minuciosa e a colaboração entre órgãos de segurança, meio ambiente e saúde.

A orientação à população é para que mantenha distância de animais silvestres de grande porte e acione imediatamente o telefone 190 ou o Batalhão Ambiental mais próximo em caso de avistamento.

Por: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo o órgão, serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários.
As prisões aconteceram em Salvador, Jequié, Maraú e em Bom Jesus da Serra.
O Samu chegou a ser acionado, mas apenas pôde constatar a morte no local. Testemunhas indicaram que a agressora fugiu logo após o crime.
O projeto conta com a participação direta das secretarias estaduais de Saúde (Sesacre) e de Educação e Cultura (SEE).
Foram dois dias de aprendizado com a apresentação de técnicas específicas para que os alunos aprendessem e assim possam usar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A Polícia Civil do Acre segue com as ações de combate ao furto e receptação de celulares e orienta a população a manter a nota fiscal guardada, registrar boletim de
Em 2025 a incidência maior ou a abranger o grupo de 20 a 39 anos
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Não existem mais publicações para exibir.