SENADOR ALAN RICK ARTICULA SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA O FIM DOS LIXÕES NO ACRE EM REUNIÃO COM MINISTRO WALDEZ GÓES

A iniciativa busca construir uma política regional integrada de gestão de resíduos sólidos, inspirada no modelo bem-sucedido de saneamento já implementado no estado do Amapá.

O senador Alan Rick (União Brasil) promoverá nesta quarta-feira (23/04), uma importante reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para avançar na implementação de um projeto estruturante que visa solucionar definitivamente o problema dos lixões irregulares no Acre.

O encontro, marcado para às 16h no gabinete do ministro em Brasília, contará com a presença do Ministro Waldez Góes, do Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Eduardo Tavares, do Diretor de Estruturação de Projetos da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Denilson Campello, além dos prefeitos acreanos. A iniciativa busca construir uma política regional integrada de gestão de resíduos sólidos, inspirada no modelo bem-sucedido de saneamento já implementado no estado do Amapá.

“Esta reunião representa um o decisivo para transformar a realidade ambiental do Acre. Não podemos mais adiar a solução para os lixões, que representam um grave problema de gestão, de saúde pública e ambiental”, afirma o senador Alan Rick.

Atualmente, 21 dos 22 municípios acreanos ainda operam lixões, prática proibida pela legislação ambiental brasileira. Apenas Rio Branco possui uma Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE). A situação tem gerado ações do Ministério Público, com aplicação de multas e processos judiciais contra gestores municipais.

O modelo proposto pelo senador Alan Rick, com apoio técnico do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, oferece uma alternativa inovadora e sustentável para encerrar definitivamente os lixões e estruturar adequadamente a gestão dos resíduos sólidos em todo o estado, com a elaboração de um estudo que definirá quantos aterros, estações de transbordo e outras soluções serão construídas no estado.

Um dos desafios para o avanço da proposta tem sido a do contrato pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que preside o CINRESO (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre). O documento, elaborado pelo Ministério da Integração, aguarda autorização desde novembro de 2024 para que o Consórcio possa iniciar o projeto de estruturação, que seria custeado integralmente com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS).

A reunião desta quarta-feira busca superar esses obstáculos e estabelecer um cronograma concreto para a implementação das soluções, beneficiando todos os municípios acreanos e garantindo o cumprimento da legislação ambiental.

Por Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Teve início nesta quinta-feira (22) a programação oficial em comemoração aos 48 anos de emancipação política do município de Mâncio Lima. A tradicional festa do rodeio abriu os festejos e

O prefeito Zequinha Lima destacou que a ação é voltada às famílias de baixa renda acompanhadas pelo CRAS e pelas unidades básicas de saúde.
As inscrições já estão abertas e seguem até às 12h do dia 29 de maio de 2025.
De acordo com o levantamento, 1,6% da população acreana declarou ter o diagnóstico, índice superior ao de todos os outros estados do país.
Clodoaldo foi um dos parlamentares que destinou recursos, por meio de emendas, para a aquisição dos kits entregues no evento.
Os motoristas listados no documento estão sendo oficialmente notificados da suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme previsto no artigo 256, inciso III, do Código de Trânsito
A vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cruzeiro do Sul, além dos pontos itinerantes organizados em escolas, empresas, igrejas e eventos comunitários.
Jovem teve alergia ao usar tinta de cabelo; sua cabeça dobrou de tamanho e ela teve dificuldade para respirar após 30 minutos com o produto na cabeça
Não existem mais publicações para exibir.