Moradores denunciam ações do Ibama e interditam BR-364 no km 25

A principal reivindicação é por uma resposta das autoridades e a interrupção das supostas violações cometidas pelos agentes ambientais.

Foto: Reprodução

A BR-364 foi completamente bloqueada na manhã desta terça-feira (20) por moradores da região do Ramal do Cassirian, no km 25 da rodovia, entre Sena Madureira e Rio Branco. O protesto, que reúne dezenas de pessoas, é uma resposta às ações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que, segundo os manifestantes, têm sido abusivas.

De acordo com os relatos, agentes do Ibama teriam destruído casas, incendiado máquinas e expulsado moradores de áreas onde vivem há mais de três décadas. “Eles estão abusando da autoridade e fazendo o que querem dentro das nossas casas. Produtores do Amazonas e do Acre estão sendo prejudicados”, disse um morador em vídeo gravado no local da manifestação.

Os manifestantes alegam ainda que os fiscais estariam invadindo residências sem mandado judicial, aplicando multas e promovendo ações de repressão nas comunidades.

A mobilização foi organizada previamente por líderes comunitários, que convocaram os moradores para se concentrar às 7h da manhã na entrada do ramal. A principal reivindicação é por uma resposta das autoridades e a interrupção das supostas violações cometidas pelos agentes ambientais.

Com informações do portal Yaco News. Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Para ar os recursos, é necessário que o município tenha obtido o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Segundo a ministra, o governo federal está atuando intensamente para barrar o avanço do projeto na Câmara dos Deputados.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reafirmou a importância do estado para a política ambiental do país e compartilhou reflexões sobre sua trajetória e as
No Sul, a expectativa é de mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir de quinta-feira (29/5), quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas dos
Os interessados devem se inscrever online no site da banca examinadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A justificativa não foi divulgada oficialmente, mas o motivo por trás da decisão parece ser político
O evento, que reuniu representantes nacionais e internacionais para discutir políticas ambientais voltadas às florestas tropicais, foi momentaneamente interrompido por manifestantes ligados a movimentos sociais e ambientalistas.
Após esconder as peças no bolso, o homem deixa o local tranquilamente.
Não existem mais publicações para exibir.