Jordão recebe DIUs e implantes contraceptivos pelo projeto “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois” em parceria com o Governo do Estado

É uma iniciativa do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A saúde pública de Jordão vive um momento histórico. Nesta quarta-feira (24), o município recebeu a entrega de 50 DIUs de prata e 50 implantes subdérmicos, que serão utilizados em adolescentes de até 19 anos como parte do projeto “Adolescência Primeiro, Gravidez Depois”, uma iniciativa do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A entrega dos métodos contraceptivos foi feita diretamente ao farmacêutico do município e representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Com o projeto, o Acre se torna o primeiro estado da região Norte a ofertar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o DIU de Mirena e o implante subdérmico a esse público.

A iniciativa surge em resposta aos altos índices de gravidez na adolescência: enquanto a média nacional é de 11,9%, o Estado do Acre registra 19,9% e Jordão atinge alarmantes 36,6%. O objetivo do programa é reduzir esses números, promovendo mais dignidade, oportunidades e liberdade para meninas entre 14 e 18 anos.

Em declaração, o prefeito Naudo Ribeiro destacou a importância do projeto.

“Quero agradecer ao governador Gladson Cameli e ao secretário de Saúde do Estado, Pedro Pascoal, por incluírem Jordão nesse projeto tão importante. Isso representa um marco transformador para a saúde das nossas adolescentes. Estamos falando de oportunidades, de garantir o direito de crescer, estudar e planejar o futuro com autonomia. É um avanço que vai deixar um legado positivo para toda uma geração.”

Os métodos entregues são recomendados pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) por sua segurança, eficácia e longa duração. Além de serem reversíveis, garantem às adolescentes maior controle sobre sua vida reprodutiva e liberdade de escolha.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Para ar os recursos, é necessário que o município tenha obtido o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Segundo a ministra, o governo federal está atuando intensamente para barrar o avanço do projeto na Câmara dos Deputados.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reafirmou a importância do estado para a política ambiental do país e compartilhou reflexões sobre sua trajetória e as
No Sul, a expectativa é de mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir de quinta-feira (29/5), quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas dos
Os interessados devem se inscrever online no site da banca examinadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A justificativa não foi divulgada oficialmente, mas o motivo por trás da decisão parece ser político
O evento, que reuniu representantes nacionais e internacionais para discutir políticas ambientais voltadas às florestas tropicais, foi momentaneamente interrompido por manifestantes ligados a movimentos sociais e ambientalistas.
Após esconder as peças no bolso, o homem deixa o local tranquilamente.
Não existem mais publicações para exibir.