Jordão fortalece educação indígena com formação cultural e inclusiva para professores Huni Kuĩ

O evento reuniu aproximadamente 80 educadores, oriundos de cinco escolas localizadas no Alto Rio Tarauacá e 33 unidades de ensino situadas no Alto, Médio e Baixo Rio Jordão, que juntos

A Prefeitura de Jordão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma importante formação para professores do Ensino Fundamental I e II das comunidades Huni Kuĩ. A ação faz parte do Programa Caminhos da Educação: Primeira Infância – 2025, com o eixo temático “Oficinas de Contação de Histórias para Educadores Huni Kuĩ e Nawá”.

O evento reuniu aproximadamente 80 educadores, oriundos de cinco escolas localizadas no Alto Rio Tarauacá e 33 unidades de ensino situadas no Alto, Médio e Baixo Rio Jordão, que juntos atendem cerca de 1.236 alunos. A iniciativa teve como principal objetivo valorizar o contexto cultural, inclusivo e socioemocional das comunidades indígenas, promovendo práticas pedagógicas mais sensíveis às realidades locais.

Durante a formação, temas relevantes foram abordados, como a ética e a política no Serviço Social na Educação, a mediação de conflitos familiares que afetam o desempenho escolar, a prevenção do bullying e da violência no ambiente escolar, e os fundamentos da Educação Especial Inclusiva. Também foram trabalhadas práticas pedagógicas inclusivas, adaptações nas atividades escolares, ibilidade, além do planejamento colaborativo entre escola, famílias e comunidades.

A diretora da ação, Ronalda Maria Alves Saraiva, e a coordenadora de campo, Rosi Paiva, destacaram o compromisso da equipe com uma educação transformadora, respeitosa às identidades culturais e promotora de inclusão.

O prefeito Naudo Ribeiro ressaltou a importância da formação como parte de uma política educacional mais justa e conectada às raízes culturais de Jordão.

“Investir na formação dos nossos professores indígenas é garantir que o saber tradicional e o conhecimento científico caminhem juntos. Nossa gestão acredita na força do povo Huni Kuĩ e na educação como caminho de transformação social”, afirmou o prefeito.

A secretária de Educação, Meire Sérgio, também destacou o compromisso da pasta com uma educação inclusiva e contextualizada:

“Nosso trabalho é construir uma educação que valorize cada criança, sua cultura, sua história e seus sentimentos. O contexto socioemocional e cultural precisa estar no centro do planejamento pedagógico, principalmente quando falamos das nossas comunidades indígenas”, disse a secretária.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Para ar os recursos, é necessário que o município tenha obtido o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Segundo a ministra, o governo federal está atuando intensamente para barrar o avanço do projeto na Câmara dos Deputados.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reafirmou a importância do estado para a política ambiental do país e compartilhou reflexões sobre sua trajetória e as
No Sul, a expectativa é de mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir de quinta-feira (29/5), quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas dos
Os interessados devem se inscrever online no site da banca examinadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A justificativa não foi divulgada oficialmente, mas o motivo por trás da decisão parece ser político
O evento, que reuniu representantes nacionais e internacionais para discutir políticas ambientais voltadas às florestas tropicais, foi momentaneamente interrompido por manifestantes ligados a movimentos sociais e ambientalistas.
Após esconder as peças no bolso, o homem deixa o local tranquilamente.
Não existem mais publicações para exibir.