Jordão comemora 33 anos de emancipação com desfile cívico

A programação fortaleceu o espírito de união e orgulho entre a população.

Nesta segunda-feira, 28 de abril, o município de Jordão celebrou seus 33 anos de emancipação política com um grande desfile cívico que reuniu escolas municipais, estaduais, autoridades e a população da cidade.

Este ano, o desfile teve como tema “Resgatando histórias do ado”, homenageando a trajetória do município e destacando momentos marcantes da luta, da cultura e da memória do povo jordanense. A programação fortaleceu o espírito de união e orgulho entre a população.

Com cerca de 9 mil habitantes, Jordão é um dos municípios mais isolados do Acre e se destaca pela forte presença indígena: aproximadamente 48% da população é formada por povos originários, o que reforça a identidade cultural e histórica da região.

Jordão tem raízes profundas na história do Alto Tarauacá. Originalmente conhecido como Seringal Duas Nações, o local fazia parte do município de Tarauacá e pertencia ao senhor Levi Saveda. Em 1956, ou a ser chamado de Vila Jordão, ganhando destaque como núcleo urbano em meio à floresta.

A luta pela autonomia culminou em 29 de março de 1992, quando, em uma assembleia popular, os moradores decidiram transformar a vila em município. Com o apoio do então prefeito de Tarauacá, Esperidião Menezes Júnior, do juiz eleitoral Dr. Francisco Djalma da Silva, e do governador Romildo Magalhães, foi realizado um plebiscito que resultou na escolha pela emancipação.

Pouco tempo depois, no dia 28 de abril de 1992, a Lei Estadual nº 1.034 oficializou a criação do município de Jordão, data que desde então é celebrada como feriado municipal. Em outubro do mesmo ano, Hilário de Holanda Melo foi eleito o primeiro prefeito, iniciando uma nova era para o povo jordanense.

A instalação oficial da istração municipal ocorreu em 1º de janeiro de 1993, com Jordão sendo oficialmente desmembrado de Tarauacá e constituído como distrito único, condição que permanece até hoje.

Atualmente, o município é istrado pelo prefeito Naudo Ribeiro, que reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da cidade:

“Celebrar o aniversário de Jordão é relembrar a coragem e a determinação do nosso povo. Cada conquista foi fruto da luta de quem acredita em dias melhores para nossa cidade. Hoje, renovamos nosso compromisso de trabalhar com dedicação para garantir um futuro de mais oportunidades e qualidade de vida para todos”, declarou o prefeito durante o evento.

Redação Juruá24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A família afirma que o presídio não tem estrutura para manter o acompanhamento necessário ao quadro clínico do jovem.
Prefeito Naudo Ribeiro reforça compromisso com servidores durante reunião sobre reajuste salarial no Jordão
O PL segue agora para análise das comissões permanentes da Câmara.
O alerta abrange, principalmente, a região oeste do estado, incluindo municípios como Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Jordão e Mâncio Lima.
O início do semestre letivo está previsto para o dia 9 de junho.
A medida de segurança foi anunciada na última segunda-feira (19), por meio de um despacho publicado no Diário Oficial da União.
Assim que chegou à Ufac, Marina foi presenteada com um cordão feito de sementes e um prato de cerâmica pelo prefeito de Pastaza (Equador), André Mauricio Granda Garrido.
Serão reembolsados, no total, R$ 292 milhões aos beneficiários.
Não existem mais publicações para exibir.