Governo do Acre cria observatório de segurança escolar

O decreto também incentiva o uso de tecnologias e inovação para a segurança nas escolas.

Foto: reprodução

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), instituiu nesta quarta-feira, 21, o Observatório de Segurança Escolar e Articulação Interinstitucional e Comunitária, por meio do Decreto nº 11.695. O novo dispositivo tem como objetivo principal propor soluções para os problemas relacionados à violência e à criminalidade no ambiente escolar.

De acordo com o decreto, o Observatório funcionará como um espaço de articulação entre diferentes órgãos do governo estadual, sistema de justiça, forças de segurança, universidades e entidades da sociedade civil, visando promover um ambiente escolar mais seguro e a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.

O grupo será formado por representantes da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Militar (PMAC), da Polícia Civil (PCAC) e do Ministério Público Estadual (MPAC). Os órgãos comporão o Comitê Técnico-Executivo, responsável por coordenar as ações estratégicas, realizar reuniões mensais e propor encaminhamentos para casos de violência nas escolas.

Além disso, o Observatório contará com um Comitê Consultivo formado por representantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente e de outras instituições parceiras, como o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF), Universidade Federal do Acre (Ufac), Conselhos Tutelares, associações de moradores, sindicatos e outras organizações públicas e privadas que atuem na área da infância e juventude.

Entre as atribuições do Observatório estão: levantar e analisar dados sobre violência escolar; propor soluções conjuntas com os parceiros; criar protocolos de encaminhamento; manter banco de dados atualizado; elaborar o Plano Estadual de Segurança Escolar; e desenvolver ações educativas preventivas. O decreto também incentiva o uso de tecnologias e inovação para a segurança nas escolas. O Observatório também poderá convidar outras instituições públicas, conforme a necessidade e pertinência de suas atuações.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Para ar os recursos, é necessário que o município tenha obtido o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Segundo a ministra, o governo federal está atuando intensamente para barrar o avanço do projeto na Câmara dos Deputados.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reafirmou a importância do estado para a política ambiental do país e compartilhou reflexões sobre sua trajetória e as
No Sul, a expectativa é de mínimas em torno dos 3°C a 5°C negativos a partir de quinta-feira (29/5), quando aumentará também a condição para geada ampla em áreas dos
Os interessados devem se inscrever online no site da banca examinadora do certame, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A justificativa não foi divulgada oficialmente, mas o motivo por trás da decisão parece ser político
O evento, que reuniu representantes nacionais e internacionais para discutir políticas ambientais voltadas às florestas tropicais, foi momentaneamente interrompido por manifestantes ligados a movimentos sociais e ambientalistas.
Após esconder as peças no bolso, o homem deixa o local tranquilamente.
Não existem mais publicações para exibir.