Desemprego aumenta no Amazonas e em mais 11 estados no 1º trimestre de 2025

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego no Amazonas subiu de 8,3% para 10,1% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com os últimos três meses de 2024. O estado registrou a segunda maior alta do país, atrás apenas do Piauí. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o desemprego cresceu em 12 das 27 unidades da federação no período analisado. Em outras 15, o índice se manteve estável. O maior aumento foi registrado no Piauí, que saltou de 7,5% para 10,2%.

Além do Amazonas, outros estados com alta expressiva foram Pará (de 7,2% para 8,7%), Ceará (de 6,5% para 8%) e Pernambuco, que ou de 10,2% para 11,6%, permanecendo como a unidade da federação com a maior taxa de desemprego do país.

Também apresentaram crescimento na desocupação:

• Minas Gerais (de 4,3% para 5,7%)

• Maranhão (de 6,9% para 8,1%)

• Rio Grande do Norte (de 8,5% para 9,8%)

Mato Grosso (de 2,5% para 3,5%)

• Paraná (de 3,3% para 4%)

• Rio Grande do Sul (de 4,5% para 5,3%)

Já as menores taxas de desocupação foram registradas em Santa Catarina (3%) e Rondônia (3,1%), ambas estáveis em relação ao trimestre anterior.

A Pnad Contínua é considerada a principal pesquisa do país para medir o desemprego, analisando a força de trabalho e os rendimentos da população em todo o território nacional.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

. A mulher pegou um ventilador e o usou como escudo para se defender dos golpes.
O momento foi registrado no último domingo, 18, pelo fotógrafo e guia de turismo Branco Arruda.
A cada multa recebida, porém, o homem relata que precisa fazer uma contestação formal para provar que não é o responsável pela infração.
Segundo o órgão, serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários.
As prisões aconteceram em Salvador, Jequié, Maraú e em Bom Jesus da Serra.
O Samu chegou a ser acionado, mas apenas pôde constatar a morte no local. Testemunhas indicaram que a agressora fugiu logo após o crime.
O projeto conta com a participação direta das secretarias estaduais de Saúde (Sesacre) e de Educação e Cultura (SEE).
Foram dois dias de aprendizado com a apresentação de técnicas específicas para que os alunos aprendessem e assim possam usar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Não existem mais publicações para exibir.