Decreto do governo regulamenta fundo especial da Polícia Civil do Acre

Vinculado diretamente à Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), o FUNESPC/AC será gerido por um Conselho Gestor composto por membros da alta cúpula da corporação, incluindo o Delegado-Geral, que

Foto: Assessoria/ PCAC

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira, 13, o Decreto nº 11.692/2025, que regulamenta a Lei nº 4.379/2024 e define as regras para o funcionamento do Fundo Especial da Polícia Civil do Acre (FUNESPC/AC). A medida busca fortalecer a estrutura da instituição, com foco em investimentos em tecnologia, capacitação, infraestrutura e valorização dos profissionais da segurança pública.

Vinculado diretamente à Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), o FUNESPC/AC será gerido por um Conselho Gestor composto por membros da alta cúpula da corporação, incluindo o Delegado-Geral, que presidirá o grupo. O fundo funcionará com recursos próprios e contará com orçamento específico dentro da programação orçamentária do Estado.

Segundo o decreto assinado pelo governador Gladson Cameli, os recursos do FUNESPC/AC serão aplicados exclusivamente em ações voltadas à modernização da Polícia Civil, como aquisição de equipamentos, treinamento de pessoal e melhorias estruturais nas unidades da corporação. Também estão previstos gastos com convênios e projetos em parceria com outros órgãos públicos.

O Conselho Gestor, responsável por aprovar e fiscalizar o uso dos recursos, se reunirá trimestralmente ou em caráter extraordinário, quando necessário. A participação dos integrantes do colegiado será considerada serviço público relevante, porém sem remuneração.

O decreto também estabelece a criação de uma conta bancária específica para o fundo, por onde será feita toda a movimentação financeira. Os rendimentos de eventuais aplicações no mercado também serão reinvestidos no próprio FUNESPC.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Teve início nesta quinta-feira (22) a programação oficial em comemoração aos 48 anos de emancipação política do município de Mâncio Lima. A tradicional festa do rodeio abriu os festejos e

O prefeito Zequinha Lima destacou que a ação é voltada às famílias de baixa renda acompanhadas pelo CRAS e pelas unidades básicas de saúde.
As inscrições já estão abertas e seguem até às 12h do dia 29 de maio de 2025.
De acordo com o levantamento, 1,6% da população acreana declarou ter o diagnóstico, índice superior ao de todos os outros estados do país.
Clodoaldo foi um dos parlamentares que destinou recursos, por meio de emendas, para a aquisição dos kits entregues no evento.
Os motoristas listados no documento estão sendo oficialmente notificados da suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme previsto no artigo 256, inciso III, do Código de Trânsito
A vacina está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cruzeiro do Sul, além dos pontos itinerantes organizados em escolas, empresas, igrejas e eventos comunitários.
Jovem teve alergia ao usar tinta de cabelo; sua cabeça dobrou de tamanho e ela teve dificuldade para respirar após 30 minutos com o produto na cabeça
Não existem mais publicações para exibir.