Na última sexta-feira, 23 de maio, alunos do curso de Direito da Faculdade Estácio Unimeta realizaram um projeto de extensão social na Casa de agem para Migrantes, localizada em Rio Branco. A iniciativa teve como objetivo promover assistência solidária a famílias migrantes vindas da Venezuela, Colômbia e Peru, que atualmente enfrentam situações de grande vulnerabilidade.
Durante a ação, foram realizadas doações de roupas, lençóis de cama e lanches, além de uma importante palestra educativa sobre saúde bucal, ministrada pelas dentistas Dra. Vanessa Lima e Dra. Emily Silva, do consultório Oral Clean. As profissionais também realizaram a aplicação de flúor em crianças e adultos, e distribuíram kits de higiene bucal.
Ao todo, 14 crianças com idades entre 0 e 6 anos receberam cremes dentais infantis, enquanto os demais migrantes adultos foram contemplados com cremes dentais próprios para sua faixa etária. A atividade ainda contou com o sorteio de quatro kits contendo escova e creme dental, em um gesto simbólico de cuidado e dignidade.
A realidade enfrentada por essas famílias é marcada por deslocamentos forçados causados por crises humanitárias graves em seus países de origem — cenários impulsionados por problemas políticos, econômicos e sociais. Diante disso, o projeto também buscou sensibilizar a comunidade acadêmica e os participantes quanto à importância de garantir um acolhimento digno e políticas públicas de integração por parte das autoridades brasileiras, em todos os níveis: federal, estadual e municipal.
Ao ser questionado sobre o motivo de escolher o Brasil como destino, o migrante Willfredo, morador do abrigo, foi direto:
“No Brasil, nós tratam melhores […], em outros países os migrantes são tratados com desprezo.”