Prefeito César entrega sistemas de água em comunidades indígenas de Porto Walter

Estiveram presentes o prefeito César Andrade, o vice Guarsonio Melo, o Deputado Federal Zezinho Barbary, vereadores e lideranças indígenas das aldeias beneficiadas.

As comunidades indígenas Matrinchã e Boa Esperança, localizadas na região do Rio Cruzeiro do Vale/Rio Nilo vivem agora uma nova realidade. Com recursos destinados pelo deputado federal Zezinho Barbary, a Prefeitura entregou neste domingo (13), dois sistemas completos de abastecimento de água, levando dignidade, saúde e qualidade de vida para dezenas de famílias.

A cerimônia de entrega foi marcada por emoção, festa e reconhecimento. Estiveram presentes o prefeito César Andrade, o vice Guarsonio Melo, o Deputado Federal Zezinho Barbary, vereadores e  lideranças indígenas das aldeias beneficiadas.

Na Aldeia Matrinchã, a comemoração teve um sabor especial: a Prefeitura organizou um grande churrasco comunitário, além de um torneio esportivo que movimentou jovens e adultos, celebrando essa conquista histórica com alegria e união.

“HOJE É UM DIA DE GRATIDÃO”, CÉSAR ANDRADE.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância da parceria com o deputado Barbary e o impacto direto da obra na vida das comunidades.

“Hoje é um dia de gratidão. A água é um direito básico, e garantir esse o às nossas comunidades indígenas é um o importante rumo à dignidade e à inclusão. Agradeço ao deputado Barbary pelo compromisso com nosso povo e à comunidade por essa recepção calorosa, disse o prefeito.

Deputado reafirma compromisso com os povos originários

O deputado federal Zezinho Barbary, responsável pela destinação dos recursos utilizados na obra, também falou sobre o projeto.

“Fico muito feliz em ver que o investimento chegou onde realmente era necessário. Levar água para essas comunidades é levar saúde, qualidade de vida e respeito aos nossos povos originários. Meu mandato segue à disposição para continuar lutando por justiça social e por mais ações como essa”, afirmou o parlamentar.

“A água chegou e a alegria voltou”

Emocionados, os moradores indígenas compartilharam o significado da conquista.

“A gente esperou muito tempo por isso. Agora temos água nas torneiras, nossas crianças podem beber com segurança. A água chegou e a alegria voltou, disse Seu Idalécio, que ganhou um frigobar de presente do Prefeito e do Deputado.

Celebração e cultura

O torneio esportivo organizado pela Prefeitura reuniu times das aldeias vizinhas, fortalecendo os laços entre as comunidades. O clima era de festa, com música, danças tradicionais e sorrisos largos em cada canto.

A entrega dos sistemas de abastecimento é mais do que uma obra de infraestrutura , é um marco de respeito, valorização e compromisso com os direitos dos povos indígenas.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Manoel tem um propósito que carrega com fé e determinação, evangelizar pelas ruas, igrejas e praças do Brasil, compartilhando a história de transformação que viveu após um ado marcado pelo
Apesar do impacto, o motociclista não sofreu ferimentos graves.
As inscrições vão ocorrer até 2 de maio, das 8h às 15h, na área urbana e rural do município de Feijó.
A colisão foi traseira e envolveu um carro conduzido por um vendedor de Rio Branco que faz vendas na região e estava indo para Mâncio Lima.

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira, 29, a Lei nº 15.129/2025, que reconhece o município de Sena Madureira, localizado no interior do Acre, com o título de Capital Nacional

Projeto de carbono registra espécies inusitadas e ameaçadas na região de Tarauacá e Feijó, incluindo o terceiro maior roedor do mundo e primatas quase exclusivos do estado.
Coletiva de imprensa acontece na manhã desta terça para explicar as ações
Temporal começou na noite de segunda-feira, 28, e se estendeu pela madrugada desta terça; Defesa Civil registrou oito ocorrências e alerta para mais chuva nos próximos dias.
Não existem mais publicações para exibir.